A Tipos do aCASO está de cara nova.

cara_nova.jpg

Caminhamos a passos largos para completar 10 anos de existência e é divertido lembrar que no início tínhamos pouca idéia do que estávamos fazendo.

Em janeiro de 2000, Solange Coutinho, Márcia Maia, Moema Cruz, Miguel Sanches e eu decidimos formar um grupo de estudos dedicado a tipografia. Estávamos fascinados por este assunto e empolgados com o sucesso de uma exposição montada poucos meses antes, novembro de 1999. Fizemos tudo às pressas para viajarmos à Fortaleza atendendo a um convite do Instituto Dragão do Mar. Demos alguns telefonemas e em poucas horas havíamos reunido 19 fontes true type de amigos. Aproveitamos a ocasião e fizemos um folheto para divulgar as nossas fontes. Tudo foi impresso e embarcamos para o Ceará. Pronto, surgia a Tipos do aCASO.

Nos anos seguintes produzimos catálogos de nossas próprias fontes, pequenos objetos e uma série de materiais promocionais. Inventávamos nosso próprio jeito de fazer tipografia. Reverenciávamos o movimento O Gráfico Amador, mas buscávamos freneticamente entender os processos que nos levariam a produzir fontes digitais melhores. Promovemos uma série de cursos, exposições e fóruns com a generosa ajuda dos amigos Priscila Farias, Billy Bacon, Tony de Marco e Cláudio Rocha. Em paralelo outros amigos, Cecília Consolo, Márcio Shimabukuro, Henrique Nardi, José Bessa e Cláudio Reston cuidavam de ajudar em nossa divulgação pelo eixo Rio/São Paulo.

Crescemos e aparecemos. A Tipos do aCASO ganhou um CNPJ e virou uma unidade de negócios dentro de uma empresa de design. Acrescentamos alguns zeros nos preços de nossa fontes, modificamos a forma de encarar nosso trabalho e conquistamos alguns prêmios. O choque cultural foi inevitável e a informalidade que regia o aCASO, coletivo que deu origem à ‘Tipos’, não encontrou mais espaço frente a nova realidade.

Durante os últimos anos alternamos momentos de maior e menor atividade na internet, de acordo com o direcionamento de interesses comerciais e estratégicos de nossa marca. Contudo, mantivemos firme e crescente nossa produção.

Hoje, vivemos mais um momento de renovação. A primeira font house pernambucana se reinventa e surge com muitas novidades. As dicas a respeito de desenho divulgadas em nosso antigo site germinaram e deram origem a um livro, O MECOTipo. Publicação que trata de um método de ensino recheado de informações sobre design de tipos. Também mostraremos novas fontes, novos impressos, novo site, novo ânimo.

Os caminhos que trilhamos até hoje ajudaram a colocar o Nordeste no centro da discussão tipográfica brasileira e é neste lugar que desejamos permanecer acompanhados de colegas das demais regiões de nosso país.

É um imenso prazer estar mais uma vez de cara nova.

buggy@tiposdoacaso.com.br

17 Responses to “A Tipos do aCASO está de cara nova.”

  1. Jocelino Neto says:

    Renascimento
    substantivo masculino
    1. ato ou efeito de renascer; renascença;
    2. reaparecimento; reaparição;
    3. figurado novo vigor; nova atividade;
    4. figurado novo impulso;
    5. HISTÓRIA movimento cultural de renovação científica, literária e artística, vulgarmente considerado como iniciado no séc. XIV e prolongado através dos séculos XV e XVI, e que se realizou, no plano estético, com base na imitação dos modelos da Antiguidade clássica greco-romana.

    Não é por acaso que as Fênix ressurgem.

    Makró bios

    🙂

  2. Elis says:

    Parabéns rapaz!

    Nunca mais nos falamos, mas deixo aqui um forte abraço e assim que estiver no solo soteropolitano vou dá-lo pessoalmente.

    beijos e sucesso!

    Elis

  3. Bruno Porto says:

    Eu acho é muito bom!

  4. Segunda estaremos todos lá…
    Sucesso!

  5. Miguel Sanches says:

    Menino!
    To com inveja boa!
    Beijos

  6. Rosvlane Figueiredo says:

    Se fosse fácil, qualquer um faria… Parabéns a todos!

  7. Rosamunde says:

    Interesting to know.

  8. cvetidushi says:

    Yes all this much interesting

  9. JC4RL05 says:

    muito bacana, meu professor(Jefferson Cortinove) sempre fala sobre seu livro na aula, estamos tendo aulas de tipografia neste que é o ultimo semestre de Design Gráfico aqui no Univem em Marília-SP.
    Parabéns aew sucesso!!!

  10. greensboro says:

    Very interesting subject, support.

  11. Wash X. says:

    Thanks alot for the great read.

  12. Julie says:

    This blog makes me want to start my own blog.

  13. Anonymous says:

    Very interesting subject, support.

  14. Anaya says:

    Thanks alot for the great read.

  15. Miley says:

    Good job on your blog.

  16. Alma says:

    Thank you for a great blog, I will be sure to bookmark your site and check back later 🙂

  17. 38. I just couldn’t depart your website before suggesting that I really enjoyed the standard information a person provide for your visitors? Is gonna be back often to check up on new posts

Leave a Reply