Oficina Impressão com tipos móveis

Resolvi utilizar pela primeira vez algumas das fontes e equipamentos tipográficos que adquiri nos últimos anos para realizar uma oficina de impressão. Foi bastante desgastante, porém gratificante. Utilizamos uma caixa completa de ‘Grotesca Gorda Apertada’ corpo 96 da Fontimod e meia caixa de Wood Type Class O. No. 644 da Hamilton.

Algumas curiosidades justificam meu receio em utilizar esse material. Primeiro, a fonte da Fontimod é feita de um material diferente da liga de metal convencional – antimônio e chumbo – ou da madeira. Acredito ser linóleo, algo pouco comum nas gráficas que usam tipo móveis que tenho tido contato, porém ainda não obtive confirmação confiável. Segundo, a fonte da Hamilton faz parte do seu célebre catálogo 14 e ainda está em processo de restauro. Este catálogo de tipos de madeira foi publicado em 1899. Portanto os tipos podem ter até 110 anos de idade.

De qualquer forma, meus medos não vieram me atormentar. Tudo correu bem na experiência. Nada foi danificado e todos os participantes respeitaram o material colocado a disposição.

Trabalhamos com tema livre. Utilizamos uma prensa de torque formato 6, colheres de madeira e tinta tipográfica preta e offset laranja. Papel sulfite para todos em formato A4 e A3. Foi bastante divertido.

Assim, na tarde de 22 de outubro de 2009, durante a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão promovida pela UFPE, SBPC e Prefeitura de Caruaru no Campus do Agreste da UFPE foram feitas as primeiras impressões com os tipos móveis de meu acervo pessoal.

Os resultados desta experiência seguem abaixo.

testeleterpress_02.jpgleterpress_03.jpgleterpress_04.jpgleterpress_04a.jpgleterpress_04b.jpgleterpress_04c.jpgleterpress_04d.jpgleterpress_05.jpg

2 Responses to “Oficina Impressão com tipos móveis”

  1. pedro melo says:

    pow velho q super inveja….

    saudades tua caraca safado!

  2. De inicio parabéns!!!

    O seu wordpress (blog) não é simplesmente um blog, é um livro de conhecimento e sabedoria, estava lendo alguns post, quando vc adquiriu, a maquina tipografica, fiquei feliz, também, seus trabalhos são espetacular, gostei de todas as materias, obrigado pela oportunidade.

Leave a Reply