Cartaz Oficina de Impressão Tipográfica

prod_cartaz

Hoje acabamos, finalmente. Depois de três tarde de trabalho eu e minha nova equipe – Ana Cláudia, Maria Luisa, Milena, Renata e Lucas, todos alunos do CAA/UFPE – conluímos o projeto e a produção do cartaz de divulgação da segunda oficina de impressão tipográfica que irei promover em Caruaru, dia 13 do próximo mês.

Inicialmente decidimos que o cartaz não seria impresso em tipografia, visto que a oficina servirá justamente para apresentar a todos as ferramentas e o processo relevográfico em questão. Porém era necessário que esse universo fosse exploradod ealguma forma para promover o evento. Optamos por uma foto em P&B de alguns tipos que usaremos durante as atividades da oficina aplicada no background do cartaz. Por cima dela algumas tarjas e a aplicação de um stencil contendo o textocom as informações relevantes da peça gráfica.

Mas, como realizar este projeto em meia folha de BB? Afinal, não tinhamos disponível uma impressora capaz de transferir os grafismos planejados em toda a superfície da área a ser utilizada.

A solução foi dividir a imagem dos tipos fotografados e as tarjas em oito seções iguais e imprimi-las invertidas em laser. Cada uma das oito páginas obtidas foi montada sobre o papel suporte de cada exemplar de cartaz para recompor a imagem de 48X66 cm a ser reproduzida. Com o auxílio de thinner as partes dessa imagem de fundo foi transferida quimicamente das folhas de sulfite A4 para as folhas de offset e color plus finais.

Uma vez realizada essa operação o texto contendo o título do evento – previamente recortado em acetato – foi pintado com tinta óleo em spray por cima da imagem transferida, gerando um efeito de transparência.

Seis exemplares foram produzidos dessa forma artesanal. Esperamos no dia da oficina todos ainda estejam fixados nas paredes do CAA…

Foi cansativo, mas divertido. Toda a equipe envolvida está de parabéns. Suas idéias e habilidades foram decisivas para a realização deste projeto. Começamos 2010 muito bem.

cartaz

One Response to “Cartaz Oficina de Impressão Tipográfica”

  1. Lucas says:

    Foi de fato uma piração!

    E que venham as próximas…

Leave a Reply