Oficina de Impressão Tipográfica 2010.1

of2a.jpgof2b.jpg

Na última quinta-feira, dia 13 de maio, ocorreu a segunda Oficina de Impressão Tipográfica no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em Caruaru. O evento foi um sucesso. Foram ofertadas, inicialmente, 35 vagas gratuitas, porém contou-se a participação de 36 alunos e dois professores, Prof. Me. Marcos Buccini e Prof.ª Ma. Andréa Costa. Todos divertiram-se muito.

Conforme planejado, as atividades conduzidas pelo Prof. Me. Leonardo Araújo da Costa – Buggy tiveram início as 14:00h e fim as 18:00h. Nesse período foram apresentados os instrumentos a serem utilizados (tipos, componedor, rama, cunho, chave de cunho, cotaços, prensa e rolo), demonstrado o processo de composição/impressão e proposto o desafio aos presentes de produzir um impresso tipográfico.

Os resultados obtidos superaram as expectativas. Não só o processo tal como demonstrado foi utilizado, também verificou-se uma série de intervenções com o uso de solventes, impressões digitais, estopas e outros recursos que enriqueceram a experiência. Apenas um dos inscritos na oficina tinha conhecimento prévio do processo tipográfico. Todavia, tal fato não limitou as possibilidades plásticas das propostas desenvolvidas em resposta ao desafio lançado. Ao contrário, a liberdade de expressão gráfica marcou a maior parte dos resultados obtidos.

Os alunos do Curso de Design do CAA vinculados ao LTA atuaram de forma fundamental na pré-produção da oficina, contribuindo na organização dos instrumentos, divulgação do evento e articulação dos participantes para aquisição do material a ser utilizado (tinta tipográfica, papel sulfite, restaurador de blanqueta e estopa). Ao final da oficina, todo o excedente desse material levado pelos participantes foi doado ao projeto de extensão.

One Response to “Oficina de Impressão Tipográfica 2010.1”

  1. Edna says:

    Oi Buggy
    Estive rapidamente pela UFPE para a banca do Jarbas. Soube que vc está se preparando para zarpar num doutorado no exterior. Parabéns!
    Espero que consiga fazer por lá parte deste lindo movimento de oficinas tipográficas como esta de Caruaru.
    bjs
    Edna

Leave a Reply