Cadernos de Ilustrações Tipográficas

A Oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas foi o resultado de alguns experimentos desenvolvidos por Lia, Patrícia Amorim, David Suarez, Raul Aguiar e por mim em nossos fins de semana de ócio produtivo (aqueles nos quais nos reunimos para jogar conversa fora e desenhar).

Pois bem, desde os primeiros encontros pensávamos em como levar aquela vivência para uma sala de aula. Eu e David já havíamos conversado e investido algumas tardes na formatação de projetos na tentativa de tronar isto possível. Mas, nada nos agradava e de fato refletia nosso processo de produção. Também não haviam oportunidades para testarmos nossas idéias.
O maior problema foi, na verdade, ajustar a agenda de todos e providenciar uma estrutura adequada para testarmos uma das idéias que parecia ser a melhor. Assim, o LTA surgiu no meio desses conflitos para resolvê-los. Haveria de ter espaço e vontade na UFPE para a realização de uma oficina do modo como pensávamos.

Durante as tardes dos dias 25, 26 e 27 de outubro deste ano sugerimos aos alunos do Curso de Design do CAA um breve estudo dos instrumentos, materiais e processos de impressão tipográfica, ilustração manual baseada em metáfora gráfica e encadernação. Essa atividade permitiu aos envolvidos observar a integração de práticas ligadas ao design durante a produção de skechtbooks.

De modo geral exploramos uma dimensão plástica do design gráfico capaz de unir práticas tipográficas, de ilustração e de encadernação dentro de uma perspectiva coletiva de construção do conhecimento. Tais práticas relacionadas ao universo do projeto editorial foram trazidas de forma lúdica ao ambiente acadêmico da sala de aula graças às prerrogativas da extensão universitária.

Trabalhamos juntos durante 12 horas para realizar impressões tipográficas em folhas de papel que receberam a intervenção de desenhos manuais que compuseram ilustrações de capa para cadernos artesanais. Foi possível experimentar a plasticidade da livre composição de textos com tipos móveis associada ao conceito de metáfora gráfica aplicada a encadernação de diários imagéticos. Os resultados estão postados a seguir.

One Response to “Cadernos de Ilustrações Tipográficas”

  1. […] 26 e 27 de outubro. Mescla entre tipografia, ilustração e encadernação. Para mais detalhes, ler esse post no blog Tipos do […]

Leave a Reply