Tinta, Linha & Tipo

Exposição coletiva de trabalhos artísticos produzidos pelos designers Buggy, David Suarez, Lia Alcântara, Patrícia Amorim, Raul Aguiar e Thiago!

A EXPOSIÇÃO Durante a abertura da exposição Buggy, David e Lia estiveram no local produzindo duas das peças a serem expostas. Tratou-se de uma instalação performática de cunho artístico baseada em técnicas de design gráfico que será promovida pelos ministrantes da oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas na galeria do Bar Mercearia e contará com a participação de discentes do CAA e membros da comunidade cultural de Caruaru. Os espectadores foram convidados a interagir com o grupo de artistas gráficos auxiliando na produção que ocorrerá de forma orgânica e colaborativa. Essas peças somaram-se a outras dez anteriormente produzidas pelos artistas envolvidos na exposição e foram exibidas tensionadas em barbante de fibras naturais fixados na parede da galeria com auxilio de grampos tipo bind.

TÉCNICA Produção colaborativa de peças em papel com o emprego de técnica mista. Desenho, pintura, impressão, colagem e costura compõem o horizonte de recursos gráficos usados na representação pictórica de figuras humanas, antropozoomórficas e zoomórficas que ilustram temas políticos e prosaicos do cotidiano dos artistas gráficos.

PEÇAS EXPOSTAS Doze peças foram expostas. Delas, dez haviam sido anteriormente produzidas pelos artistas: Recife & Havana, painel composto por três peças formato 66X96cm, técnica mista sobre papel craft (autoria: Buggy, David, Patrícia e Raul); O Peixe, técnica mista sobre papel craft, 96x66cm (autoria: Buggy, David e Thiago!) e os cartazes Oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas, quatro peças formato 48X66cm, técnica mista sobre papel color plus (autoria: Buggy, David, Lia, Patrícia e Raul). As outras duas peças formato 48X66cm, técnica mista sobre papel color plus foram desenvolvidas na ocasião da abertura da exposição.

RECURSOS Para o desenvolvimento das peças contou-se com o uso conjugado de canetas hidrográficas, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, nanquim, guache, óleo, transfers químicos, linha encerada, fita adesiva, matrizes xilográficas e tipos móveis de madeira e vinil.

ARTISTAS Prof. Me. Leonardo Araújo da Costa – Buggy, docente do Curso de Design do CAA e tipógrafo com mais de 10 anos de atuação na área; Prof. David Alfonso Suarez, cartazista e ilustrador cubano formado pelo Instituto Superior de Diseño Industrial de Cuba e a Prof.ª Lia Alcântara Rodrigues, sócia diretora da Nina Bookbinding e mestranda do programa de Pós graduação em Design da UFPE com larga experiência em encadernações artesanais; Prof. Ma. Patrícia Amorim, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Design da UFPE, especializada em design editorial; Prof. Raul Aguiar, ilustrador e sócio-diretor da empresa de design Studio Aurora; Thiago!, designer, ilustrador e produtor do evento cearense Baião Ilustrado.

DATA A exposição ‘Tinta, Linha & Tipo’ ficou em cartaz na galeria do Bar Mercearia dos dias 26 de outubro a 08 de novembro de 2010, na Rua Silvino Macedo, Maurício de Nassau, Caruaru.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO A exposição ficou aberta ao público de segunda a sábado, das 18:00h às 03:00h. A visitação foi gratuita.

One Response to “Tinta, Linha & Tipo”

  1. Thyago says:

    Buggy/Lia,

    parabéns por terem ativado novamente o blog da tipos do acaso.
    Muita informação bacana e um belo registro da produção de vocês.

    Quando essa exposição vai chegar aqui em Fortaleza?

    besos do amigo,

    Thyagão!

Leave a Reply