Eu poderia falar dos outros dois primeiros exercícios da disciplina que estou ministrando no Campus de Caruaru da UFPE mas, em virtude do caráter introdutório das atividades pularei direto para o terceiro. Antes, contudo, vale mencionar que esses exercícios – os quais fiicarão sem maiores comentários – serviram mais para entrosar o grupo que para promover experimentos.
Pingos colocados nos ‘i’s, vamos às Texturas Tipográficas. O terceiro exercício proposto à turma de Tipografia Experimental de 2012.1 consistiu em produzir 04 (quatro) texturas a partir de formas tipográficas enaltecendo partes anatômicas e seu comportamento em diferentes estilos.
As texturas originais foram realizadas coletivamente por grupos de até 5 (cinco) alunos. Cada uma dessas texturas apresentou 04 (quatro) versões cromáticas distintas. 02 (duas) delas com suas cores em alto contraste, não tendo sido permitido o emprego de tons contínuos (degrades). As outras 02 (duas) puderam empregar tal recurso.
Algumas padronagens que mais se destacaram foram as projetadas pelo designer Vinícius Vieira e as projetadas pelas designers Laura, Mariana e Virgínia. As de Vinícius, além de cumprir os requisitos conforme solicitado, exploraram as identidades visuais de várias mídias sociais. E as das meninas trataram delicados caracteres com extrema sensibilidade e inteligência.
Parabéns para Vinícius; para Laura, Virginia e Mariana, “o mundo pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”.
E felicidades, para quem além de transmitir conceitos obtém belos resultados.
Ótimo trabalho galera! Os resultados das texturas ficaram incríveis!