Archive for January, 2010

Lia

Sunday, January 31st, 2010

lia.gif

Este é mais um dos projetos que ainda estou desenvolvendo. Um dos mais adiantados, acredito.

Outubro do ano passado abrigou meu casamento religioso, realizado na cidade de Fortaleza-CE.

Para os festejos recebi uma encomenda expressa da noiva: projetar e produzir os convites.

Segui a fórmula básica: convite de casamento, igual a tipografia, mais caligrafia. Precisava então providenciar inicialmente a tipografia. Assim foi feito. Dei início ao projeto da fonte digital Lia. Nada que remetesse ao manuscrito. Afinal Matheus Barbosa – irmão calígrafo – já seria ‘escravizado’.

Um caminho oposto foi tomado. Um tipo mecanizado, com ares de contemporâneo, porém com certo romantismo. Afinal de contas, tratava-se de um casamento. Logo, a inspiração: máquina de escrever.

A fonte American Typewriter Light do Catálogo de Fotoletras da Gráfica Editora Apipucus S.A. serviu de referência para posicionamento das lágrimas na Lia. O peso foi modificado. Porém, a configuração de alguns terminais foi mantida. Por exemplo, no caso da perna do ‘R’ e parte inferior da haste do ‘t’.

Toda a fonte tem bojo retangula, característica determinante, e seu projeto tem princípio modular. Na verdade, uma evolução do que é proposto no segundo experimento do MECOTipo, algo de maior complexidade, capaz de comportar maior variação de módulos do que os três originalmente propostos pelo método.

Como costumo dizer: Músicos compõem canções para suas amadas, pintores pintam telas em sua homenagem e nós, tipógrafos, fazemos fontes.

O resultado preliminar da Lia está ai. A versão beta 03 já está em andamento, com espaçamento ajustado, mais caracteres e curvas suavizadas. A versão bold, como já informado no post anterior, também está a caminho.

 

Lia, na capa do Ensaio de Bárbara.

Saturday, January 30th, 2010

barbara.gifbarbara2.gif

Já faz um tempo estou devendo apresentar a fonte Lia neste blog. Eis que surge uma bela ocasião.

Acabo de receber um exemplar do livro Ensaio, da artista Bárbara Wagner. Linda publicação que tem projeto gráfico de Clara Gouvêa e texto de Giuliano Sergio para apresentar uma série de ensaios de maracatu clicados por Bárbara.

Em uma dessas noites no Bar Central, encontrei Clara que me pediu uma fonte para usar na capa do livro de uma colega. descreveu-me as características desejadas e logo percebi que se encaixavam com as da Lia, fonte que desenvolvi para os festejos de minhas bodas em outubro do ano passado.

O único aspecto que não se encaixava com o pedido era uma versão bold. Lia ainda estava apenas em versão regular. Como tudo é sempre para ontém, combinamos apenas de “emboldar” o título – ENSAIO – e entregar o arquivo .ttf da fonte como estava.

O resultado na capa do livro ficou ótimo. Relevo seco com verniz marcam o título da obra em negrito e o nome da autora em estilo normal. A versão bold da Lia está a caminho e o próximo post, garanto ser da versão já em uso.

Produção coletiva 2

Thursday, January 28th, 2010

coletivo2.gifcoletivo2a.gifcoletivo2b.gif

Continuamos a nos encontrar e produzir. Desta vez, Thyago!, David Suárez e eu, Buggy.

Mesmo processo: comecei o traçado no craft, Thyagão completou o desenho e mandou as primeiras cores. David – estudando para seleção de mestrado – alterou o contorno. Cores, texturas e impressões vieram com a colaboração de todos.

Então, temos nosso peixe.

Produção coletiva

Tuesday, January 19th, 2010

coletivo.gifobra_coletivo.gif

Encontrar os amigos para jogar conversa fora, ouvir música e beber um pouco sempre é divertido. Mas, quando surgem umas tintas, papéis e tipos no meio tudo fica muito mais divertido.

No último fim de semana recebi em casa os amigos Patrícia Amorim, Raul Aguiar e David Suárez e deu no que deu… Quem sabe um novo coletivo?

Resultado presente de Natal

Tuesday, January 12th, 2010

promocao_natal2.gif

Caros amigos, peço desculpas pela demora em divulgar o resultado de nossa promoção. Papai Noel sempre traz viroses de fim de ano para quem fez xixi na cama.

Bem, demorou mas lá vai a lista de contemplados com exemplares de O MECOTipo e o cartaz de divulgação da fonte Armoribat 2: Cezar Cavalcanti, Daniela Vaz, Fábio Caparica, Hiroshi Geraldo e Max Motta.

Parabéns aos cinco. Seus presentes foram enviados no dia 07 deste mês e já devem estar chegando aos endereços informados.

A Tipos do aCASO agradece a participação de todos. Muito obrigado e fiquem ligados nas próximas promoções.