Archive for September, 2010

Tipos Latinos 2010 no Brasil: a oficina

Tuesday, September 21st, 2010

No dia 27 de junho de 2010 José Scaglione ministrou a oficina ‘O papel da tipografia em programas de identidade corporativa’ durante a programação brasileira da Quarta Bienal Tipos Latinos. Eu estava lá.

Manhã e tarde foram dedicadas ao re-desenho de logos, atividade monitorada de perto pelo José na sede do Centro Cultural da Espanha, em São Paulo. Muitos amigos presentes e todo o universo de anúncios publicitários em páginas de revistas usadas animavam o desafio.

A experência foi excelente. Discutir com outros participantes a escolha do logo a ser trabalhado e os detalhes dos ajustes a serem promovidos valeu a semana.

Papel, lápis, computador, xérox e câmera fotográfica. Valia tudo para ajudar a realizar a tarefa.

Os resultados revelaram o bom nível de grande parte da turma. Ah! Sobre a turma, uma curiosidade: além de conhecer pessoalmente várias pessoas da lista de tipografia e rever outras já bem conhecidas, encontrei uma menina de Recife.

Haag e Neder me ajudaram a escolher meu logo, Ambev. Uma xerocópia ampliada depois eu estava pronto para encarar o Illustrator e o FontLab. Apanhei bastante do ‘e’, mas fiquei feliz ao perceber que as decisões de projeto que adotei estavam de acordo com as sugestões do José. As dicas que ele deu foram valiosas.

Ao fim do dia, reforçei o pensamento que me acompanha a muito: é isso o que desejo fazer pelos próximos anos.

Tipos Latinos 2010 no Brasil: segunda palestra

Thursday, September 16th, 2010

Faz tempo que não posto algo, pra variar mais um período de incertezas com meu servidor e de falta absoluta de paciência. Mas, como sempre tentarei compensar essa inconstância. Estamos em novo servidor e com novo ânimo. Assim, vamos direto ao assunto.

Depois de grande atraso no vôo, começa a segunda palestra do Tipos Latinos. José Scaglione entra em cena direto do aeroporto arrastando uma mala. Com muita diposição e propriedade o designer argentino apresentou uma extensa produção. A experiência cotidiana transpareceu em sua palestra acompanhada de uma voz segura e bastante intimidade com o trato tipográfico. O compromisso com a excelência preconizado pelo Typetogether é levado a sério.