Archive for November, 2010

Tinta, Linha & Tipo

Tuesday, November 16th, 2010

Exposição coletiva de trabalhos artísticos produzidos pelos designers Buggy, David Suarez, Lia Alcântara, Patrícia Amorim, Raul Aguiar e Thiago!

A EXPOSIÇÃO Durante a abertura da exposição Buggy, David e Lia estiveram no local produzindo duas das peças a serem expostas. Tratou-se de uma instalação performática de cunho artístico baseada em técnicas de design gráfico que será promovida pelos ministrantes da oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas na galeria do Bar Mercearia e contará com a participação de discentes do CAA e membros da comunidade cultural de Caruaru. Os espectadores foram convidados a interagir com o grupo de artistas gráficos auxiliando na produção que ocorrerá de forma orgânica e colaborativa. Essas peças somaram-se a outras dez anteriormente produzidas pelos artistas envolvidos na exposição e foram exibidas tensionadas em barbante de fibras naturais fixados na parede da galeria com auxilio de grampos tipo bind.

TÉCNICA Produção colaborativa de peças em papel com o emprego de técnica mista. Desenho, pintura, impressão, colagem e costura compõem o horizonte de recursos gráficos usados na representação pictórica de figuras humanas, antropozoomórficas e zoomórficas que ilustram temas políticos e prosaicos do cotidiano dos artistas gráficos.

PEÇAS EXPOSTAS Doze peças foram expostas. Delas, dez haviam sido anteriormente produzidas pelos artistas: Recife & Havana, painel composto por três peças formato 66X96cm, técnica mista sobre papel craft (autoria: Buggy, David, Patrícia e Raul); O Peixe, técnica mista sobre papel craft, 96x66cm (autoria: Buggy, David e Thiago!) e os cartazes Oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas, quatro peças formato 48X66cm, técnica mista sobre papel color plus (autoria: Buggy, David, Lia, Patrícia e Raul). As outras duas peças formato 48X66cm, técnica mista sobre papel color plus foram desenvolvidas na ocasião da abertura da exposição.

RECURSOS Para o desenvolvimento das peças contou-se com o uso conjugado de canetas hidrográficas, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, nanquim, guache, óleo, transfers químicos, linha encerada, fita adesiva, matrizes xilográficas e tipos móveis de madeira e vinil.

ARTISTAS Prof. Me. Leonardo Araújo da Costa – Buggy, docente do Curso de Design do CAA e tipógrafo com mais de 10 anos de atuação na área; Prof. David Alfonso Suarez, cartazista e ilustrador cubano formado pelo Instituto Superior de Diseño Industrial de Cuba e a Prof.ª Lia Alcântara Rodrigues, sócia diretora da Nina Bookbinding e mestranda do programa de Pós graduação em Design da UFPE com larga experiência em encadernações artesanais; Prof. Ma. Patrícia Amorim, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Design da UFPE, especializada em design editorial; Prof. Raul Aguiar, ilustrador e sócio-diretor da empresa de design Studio Aurora; Thiago!, designer, ilustrador e produtor do evento cearense Baião Ilustrado.

DATA A exposição ‘Tinta, Linha & Tipo’ ficou em cartaz na galeria do Bar Mercearia dos dias 26 de outubro a 08 de novembro de 2010, na Rua Silvino Macedo, Maurício de Nassau, Caruaru.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO A exposição ficou aberta ao público de segunda a sábado, das 18:00h às 03:00h. A visitação foi gratuita.

Cadernos de Ilustrações Tipográficas

Thursday, November 11th, 2010

A Oficina Cadernos de Ilustrações Tipográficas foi o resultado de alguns experimentos desenvolvidos por Lia, Patrícia Amorim, David Suarez, Raul Aguiar e por mim em nossos fins de semana de ócio produtivo (aqueles nos quais nos reunimos para jogar conversa fora e desenhar).

Pois bem, desde os primeiros encontros pensávamos em como levar aquela vivência para uma sala de aula. Eu e David já havíamos conversado e investido algumas tardes na formatação de projetos na tentativa de tronar isto possível. Mas, nada nos agradava e de fato refletia nosso processo de produção. Também não haviam oportunidades para testarmos nossas idéias.
O maior problema foi, na verdade, ajustar a agenda de todos e providenciar uma estrutura adequada para testarmos uma das idéias que parecia ser a melhor. Assim, o LTA surgiu no meio desses conflitos para resolvê-los. Haveria de ter espaço e vontade na UFPE para a realização de uma oficina do modo como pensávamos.

Durante as tardes dos dias 25, 26 e 27 de outubro deste ano sugerimos aos alunos do Curso de Design do CAA um breve estudo dos instrumentos, materiais e processos de impressão tipográfica, ilustração manual baseada em metáfora gráfica e encadernação. Essa atividade permitiu aos envolvidos observar a integração de práticas ligadas ao design durante a produção de skechtbooks.

De modo geral exploramos uma dimensão plástica do design gráfico capaz de unir práticas tipográficas, de ilustração e de encadernação dentro de uma perspectiva coletiva de construção do conhecimento. Tais práticas relacionadas ao universo do projeto editorial foram trazidas de forma lúdica ao ambiente acadêmico da sala de aula graças às prerrogativas da extensão universitária.

Trabalhamos juntos durante 12 horas para realizar impressões tipográficas em folhas de papel que receberam a intervenção de desenhos manuais que compuseram ilustrações de capa para cadernos artesanais. Foi possível experimentar a plasticidade da livre composição de textos com tipos móveis associada ao conceito de metáfora gráfica aplicada a encadernação de diários imagéticos. Os resultados estão postados a seguir.