Archive for November, 2011

Outubro agitado

Thursday, November 10th, 2011

Antecipando o Dia do Design, 5 de novembro, o LTA agitou outubro e presenteou o agreste pernambucano com 4 palestras e 4 oficinas trazendo para  Caruaru grandes designers e fazendo-os interagir com o melhor de nossa cultura local.

O concorrido ciclo de atividades teve início com a oficina de encadernação da Prof.ª Lia Alcântara Rodrigues no dia 5 de outubro de 2011, no CAA da UFPE. Lia capacitou a equipe do LTA a desenvolver um tipo de encadernacão elementar na qual a fixação das páginas por meio de blocos é incrementada com fios de linha. A técnica foi escolhida para ser empregada no livro que abrirá a Coleção LTA, sobre a qual falaremos em breve neste blog.

Após a oficina da coordenadora do Curso de Design Gráfico da Faculdades Integradas Barros Melo teve início a palestra ‘Letras que flutuam’ da Prof.ª Fernanda Martins. Fernanda falou de sua pesquisa sobre o letreiramento das embarcações da região norte do Brasil. Um belissímo trabalho que encantou todos os presentes. Dezenas de alunos do Curso de Design do CAA puderam conhecer ainda mais o brilhante trabalho desta paulista radicada em Belém.

Poucos dias mais tarde, 13 de outubro, o LTA recebeu no auditório do CAA duas palestras do Prof. Delano Rodrigues. Uma das maiores autoridades em branding do país falou aos alunos de design de Caruaru sobre o seu livro ‘Naming: o nome da marca’. Foram dois encontros, um pela manhã e outro a tarde. Em ambos Delano apresentou e discutiu casos para promover sua recém lançada publicação. O trabalho do professor dispertou enorme interesse no corpo discente e ao final de cada palestra foram feitas inúmeras perguntas sobre sua experiência profissional com branding, naming e lettering.

Os últimos cinco dias do mês foram ainda mais agitados. As 14 horas do dia 25 de outubro a Prof.ª Catherine Dixon do Curso de Design Gráfico da University of the Arts London – Central Saint Martins começa a ministrar a primeira de duas oficinas sobre desenho de tipos ofertada ao corpo discente e docente do CAA. Em ‘Lettres as Forms I’ Catherine explorou a observação de formas tipográficas estimulando a apliação de caracteres tipográficos a mão livre em grandes proporções. Os resultados foram surpreendentes.

O início da noite do mesmo dia ainda contou com uma palestra. Catherine falou a um auditório lotado por centenas de alunos e professores do CAA. Sua experiência profissional com textos para ver e textos para ler empolgou a todos. Uma avalanche de perguntas demonstrou o quão inspirador pode ser o design.

No dia seguinte, a tarde, nova oficina e novos meios de compreender as particularidades das formas tipográficas. Recortes e colagens em grande escala foram propostos pela professora em ‘Letters as Forms II’.

Nosso mês fechou com chave de ouro no dia 27 de outubro. Professores e alunos dos campi de Recife e Caruaru da UFPE, do campus Recife do IFPE e da Faculdades Integradas Barros Melo-AESO acompanharam a Prof.ª Catherine Dixon até Bezerros para participarem de uma oficina de gravura e impressão ministrada pelo poeta e gravador popular J. Borges. Após o almoço o artista, patrimônio vivo da cultura pernambucana, recebeu a todos com grande simpatia. A aula foi conduzida com simplicidade e sabedoria, intercalada por causos e preciosas dicas sobre xilo. Lindas matrizes e gravuas foram produzidas ao longo da tarde. Foi muito difícil terminar o encontro, ninguém quiz largar as goivas e abandonar o mestre.

Outubro de 2011, um mês memorável.