Archive for May, 2012

+ Claudio em Caruaru

Saturday, May 12th, 2012

Na última terça, dia 08 de maio, ocorreu no Campus da UFPE de Caruaru a primeira oficina promovida pelo LTA com designer Claudio Rocha. ‘Qualidade do Olhar’ foi um workshop de educação visual dedicado aos designers e baseado em um roteiro para a análise de peças gráficas. Foi feito uma análise e discussão de cartazes europeus clássicos e de outros feitos para o Museu da Casa Brasileira.

A sala ficou lotada e todos se divertiram muito, uma verdadeira aula de tipografia e história do design.

No dia seguinte, deu-se a primeira ação concreta do intercâmbio firmado entre a Oficina Tipográfica São Paulo e o Laboratório de Tipografia do Agreste. Mais que uma oficina, um dia inteiro de treinamento em composição tipográfica dedicado aos colaboradores do LTA. Pela manhã o espaço foi organizado e a catalogação dos tipos foi retomada. A tarde, a apostila da OTSP foi seguida a risca para que todos pudessem imprimir uma matriz montada por Claudio com tipos e clichê do LTA.

Além dos alunos e professores implicados no LTA participaram desse treinamento os professores Josinaldo e Sílvio do IFPE.

Tipos Latinos 2012 em Recife

Thursday, May 10th, 2012

É sempre maravilhoso rever os amigos, sentar numa mesa de bar e conversar sobre o que mais gostamos, tipografia. Bruno Porto, Fábio Lopes e Cláudio Rocha em visita ao Recife pela Tipos Latinos no último fim de semana nos proporcionaram isto.

Foi um prazer poder contribuir com a bienal novamente. Desta vez, de um modo diferente: propondo e discutindo idéias.

Marina, obrigado pelo convite. Bruno, obrigado pelas fotos.

Tupigrafia 10 em Caruaru

Tuesday, May 8th, 2012

Ontem a noite o LTA promoveu o lançamento da décima edição da Revista Tupigrafia no Campus Acadêmico do Agreste.

Alunos e professores do Curso de Design da UFPE em Caruaru encheram um auditório para ouvir Cláudio Rocha, co-editor da revista, comentar o mais recente número do único periódico tipográfico brazuca. Um resumo das matérias e valiosas dicas profissionais compuseram o discurso bem humorado de Cláudio que prendeu a atenção de todos até o último instante da palestra que também marcou o início do convênio entre a OTSP e o LTA. Juntos, Oficina e Laboratório, irão trocar experiências e realizar projetos que sem dúvida serão pauta deste blog muito em breve.

Após a palestra Cláudio autografou os disputadíssimos exemplares da Tupigrafia 10. Não teve pra quem quiz. Em poucos segundos todas as revistas levadas para Caruaru foram vendidas, mal se pôde formar um fila para organizar os compradores. Sucesso total.

Para aqueles que não conseguiram assegurar a sua Tupigrafia 10 fica o consolo: a OTSP doou cópias dos últimos números da revista ao LTA.