Archive for June, 2012

João Pedro de Juazeiro

Thursday, June 7th, 2012

Ontem, graças a dica de Álvaro, conheci o ateliê deste gentil xilogravador que trabalha com grandes formatos e possui lindas impressoras.

O número 1619 da Rua Pedro Pereira, em Fortaleza, é o local de trabalho de João Pedro de Juazeiro. A simpática casa abriga em sua sala de estar um enorme acervo de tacos e xilos que cercam algumas impressoras tipográficas. Boa parte das xilos de tamanho 66x96cm são ‘tiradas’ a base da colher de pau, ficando as prensas tipográficas reservadas para a produção de cordéis.

Eu e Thyago! fomos muito bem recebidos nesta breve visita. João nos deu várias dicas de fornecedores para insumos e mecânicos locais. Ele também nos ajudou a identificar algumas impressoras. Foi excelente, será de grande valia para o ‘suvaco’ de Julião.

O suvaco de Julião

Wednesday, June 6th, 2012

Suvaco, suvaqueira ou gangorra são nomes dados às pequenas impressoras tipográficas manuais empregadas na produção do cordel no Nordeste do Brasil. Foi um desses equipamentos que Julião – ilustrador de mão cheia e o melhor encadernador cearense da atualidade – adquiriu recentemente para ampliar a gama de sistemas de impressão de seu ateliê em Fortaleza.

De passagem pela capital cearense para palestrar no Encontro ADG sobre tipografia do último dia 04 eu não pude deixar de conhecer o ‘novo brinquedo’ do amigo. Assim, junto com Thyago! – outro fantástico ilustrador e produtor do Baião Ilustrado – fui ao encontro de Julião no fim da tarde de ontem, dia 05.

Apesar da ferrugem espalhada pelas peças da máquina e tinta vermelha ressecada nos rolos sua mecânica estava perfeita. Usamos uma força sobre-humana para colocar a impressora de volta ao seu pedestal de trabalho e começamos a lixar e limpar. Horas depois a aparência da máquina já era outra. Infelizmente não deu pra salvar por completo os rolos. Mas, pra começo eles quebrarão um galho enorme.

Agora é cair em campo para garimpar novos tipos, material branco e ferramentas e em pouco tempo teremos mais uma gráfica tipográfica reativada no Ceará. Parabéns pela iniciativa Julião e Thyago! Contem conosco pra o que for preciso.