Archive for December, 2013

O mundo DIY brasileiro com mais design tipográfico.

Friday, December 27th, 2013

opcoes_pedais

Geeks, músicos e amantes de pedais de efeito handmade acabam de ganhar um valioso presente. O designer pernambucano Buggy desenvolveu o dingbat Fuzz do Bertola. Trata-se de uma fonte tipográfica digital gratuita que, ao invés de letras, possui figuras capazes de serem combinadas para montar um layout profissional para o famoso projeto ‘open source’ de distorção concebido pelo baixista Mauricio Luiz Bertola.

Durante alguns meses, Buggy – que também é músico, tipógrafo e autor de vários livros – trabalhou neste projeto apoiado em pesquisas sobre cores, marcas, componentes e demais aspectos do design de pedais para desenvolver um modo de tornar acessível a todos um conjunto de grafismos limpo, organizado e de fácil compreensão. Um modo de valorizar o esforço empreendido pelos adeptos do ‘faça você mesmo’ em incontáveis horas dedicadas a eletrônica para obter um produto verdadeiramente seu.

Inspirado no clássico design do Big Muff fabricado pela Electro-Harmonix, o novo projeto gráfico do fuzz mais querido do Brasil conta com um letreiramento exclusivo desenvolvido a partir de cartazes do Construtivismo Russo.

Indicações de entrada/saída, potenciômetros, chave liga/desliga, led de 3mm e demais marcações de componentes também fazem parte da programação visual contida na fonte que será distribuída pela digital type foundry Tipos do aCASO.

Esse dingbat apresenta-se como mais uma opção de configuração para o Fuzz do Bertola explorando dois modelos de caixa de alumínio disponíveis no mercado, a 125B e a 1590B. Dependendo do circuito a estampa para cada uma dessas caixas pode facilmente receber um ou dois knobs e apresentar ou não indicação para emprego de adaptador 9v.

Seja no Corel Draw, Illustrator, Photoshop, InDesign, ou mesmo no Word, o dingbat Fuzz do Bertola funciona com a mesma qualidade, assegurando um resultado excelente. Basta instalar o arquivo .otf em seu computador (do mesmo modo que se instala qualquer fonte digital) e seguir as instruções abaixo:

  1. Uma vez devidamente instalado o arquivo .otf abra o software de sua preferência. Lembre-se que o mesmo deve permitir edição de tipo, cor e tamanho de fontes;
  2. Digite com a fonte Calibri, Arial ou Times New Roman a sequência ‘ABCDEFGHK’ formada por 9 (nove) letras maiúsculas;
  3. Altere o tamanho de todas as letras digitadas para corpo 365pt;
  4. Considerando que todas as letras estarão, por padrão, em preto altere a cor do ‘B’ para vermelho e do ‘C’, ‘D’, ‘G’ e ‘H’ para branco;
  5. Altere o tamanho do ‘E’ para o corpo 122pt;
  6. Coloque o arranjo de letras com estas configurações na fonte FuzzdoBertola que deverá aparecer no menu fonts do seu software;
  7. Imprima colorido em escala normal, 100%, sem usar o recurso Fit on Paper da sua impressora.

Este procedimento deve ser realizado para obter o layout de um knob adequado a caixa 125B. Caso deseje usar o layout de dois knobs para a mesma caixa a sequência de 9 (nove) letras maiúsculas deve ser ‘IBCDEFJHK’ na qual o ‘I’ deve ser preto; ‘B’ permanecer vermelho; ‘C’ e ‘D’, brancos; ‘E’ e ‘F’ pretos (lembrar de manter o ‘E’ com corpo 122pt); ‘J’ e ‘H’ brancos e o ‘K’ preto.

Já para a caixa 1590B deve-se fazer o seguinte:

  1. Uma vez devidamente instalado o arquivo .otf abra o software de sua preferência. Lembre-se que o mesmo deve permitir edição de tipo, cor e tamanho de fontes;
  2. Digite com a fonte Calibri, Arial ou Times New Roman a sequência ‘LMNOPQRSV’ que constitui 9 (nove) letras maiúsculas ;
  3. Altere o tamanho de todas as letras digitadas para corpo 365pt;
  4. Considerando que todas as letras estarão, por padrão, em preto, altere a cor do ‘M’ para vermelho e do ‘N’, ‘O’, ‘R’ e ‘S’ para branco;
  5. Altere o tamanho do ‘P’ para o corpo 122pt;
  6. Coloque o arranjo de letras com estas configurações na fonte FuzzdoBertola que deverá aparecer no menu fonts do seu software;
  7. Imprima colorido em escala normal, 100%, sem usar o recurso Fit on Paper da sua impressora.

Do mesmo modo que na caixa 125B também é possível usar a opção de dois knobs para a caixa 1590B. Para tanto, deve-se usar a sequência ‘TMNOPQUSV’ e empregar a mesma lógica de cores e tamanho já descrita.

Todos os layouts serão impressos com marcas de corte, um recurso gráfico simples que evita a presença de filetes brancos nas bordas da ‘arte’ que será aplicada na caixa do seu Fuzz. Assim, para obter o formato final das estampas (5,7×11,2cm para caixa 125B e 5,1×10,2cm para caixa 1590B) use preferencialmente régua e estilete sempre orientados pelos pequenos traços retos que constituem essas marcas.

layout

Essa proposta original de diagramação ainda pode permitir customizações de acordo com as necessidades e desejos de cada projetista. Basta um pouco de criatividade e domínio de softwares gráficos.

Graças a colaboração dos membros do fórum de discussão Contrabaixobr e, em especial, do próprio Mauricio, a licença freeware do dingbat Fuzz do Bertola coloca ao alcance de profissionais e curiosos o mais alto nível de design gráfico dedicado aos pedais de efeito.

Agradecemos a todos que ajudaram na realização desta pequena contribuição.

Baixe aqui o Dingbat Fuzz do Bertola

Obs.: Para a montagem do pedal recomendamos o uso de knobs brancos tipo Fulltone.