Tipografia Experimental, meu início na UFPE em Caruaru.

April 15th, 2012

Como já dito – no post escrito para o Tipos do Brasil – depois de assistir a ‘charla’ do designer mexicano Miguel Guerrero no último Encuentro Latinoamericano de Diseño en Palermo e tomar conhecimento das dificuldades que o camarada enfrenta para realizar seu trabalho decidi agir ao voltar para casa.

Assim, senti que deveria ir além do que estava fazendo nas disciplinas de tipografia – desenho e história – que ministro na graduação de design desde 2009 no Campus de Caruaru da UFPE. E finalmente consegui implantar outras duas novas disciplinas, Tipográfia Básica e Tipografia Experimental, norteadas por uma abordagem mais leve e interativa.

E é sobre o andamento da experiência na segunda disciplina que dedicarei alguns dos próximos posts deste blog.

Começarei por apresentar a proposta apresentada ao Curso de Design do CAA da UFPE que está em andamento, pela primeira vez, este semestre (2012.1).

A disciplina Tipografia Experimental trata do estudo das expressões plásticas bi e tridimensionais da tipografia para ser vista, em contraponto a aquela para ser lida. Nela os conceitos clássicos do design de tipos estão sendo questionados e os limites da representação do alfabeto latino explorados através da manipulação das dimensões do corpo humano; do espaço natural e do construído; da re-interpretação de objetos e da exploração de materiais diversos.

Nos concentramos em promover experimentos analógicos e digitais orientados sob a luz de conceitos tipográficos visando o desenvolvimento de expressões alternativas do desenho com caracteres e de caracteres enquanto unidades gráficas de valor estético particular, bem como enquanto fonte.

Assim, esperamos que ao final da disciplina os alunos egressos terão desenvolvido uma série de competências e serão capazes de: Identificar as partes dos caracteres; Compreender as variações estruturais intervenientes nos desenhos e estilos tipográficos; Integrar formas tipográficas a impressos, embalagens, objetos, ilustrações, fotografias e/ou ambientes bi e tri dimensionais em projetos de design; Propor novas possibilidades de correlação entre tipografia, fotografia, arquitetura, pintura, moda, escultura, vídeo, dança, etc.; e desenvolver projetos tipográficos expressivos de baixa e média complexidade.

Para atingir esses objetivos dispomos do uso de recursos áudio visuais, projeções – datashow, slides ou transparências – publicações e toda sorte de impressos para facilitar a compreensão dos apontamentos durante as aulas expositivas. Do mesmo modo, também empregamos o uso de materiais diversos para possibilitar uma maior expansão da realidade da prática profissional do design tipográfico e a realização de palestras, debates e, sobretudo, oficinas para estimular a construção dos saberes.

Sopa de Letrinhas 2012!

February 19th, 2012

Flashs quase que ao vivo do nosso Sopa de Letrinhas em Olinda! Ontem fizemos até ‘merchand’ na Band. Como sempre foi muito divertido. Valeu Spiekermann, ano que vem tem mais.

Este ano vamos bombar!

January 26th, 2012

Visita natalia à Tipografia Matias

January 22nd, 2012

Neste Natal fomos desafiar as chuvas, abraçar alguns dos amigos mais distantes e visitar o Papai Noel. Sim, dentro da Tipografia Matias, em Belo Horizonte, qualquer interessado na matéria se sente uma criança. Muitos brinquedos pra brincar, coleguinhas e um senhor barbado e bonachão.

De passagem por Minas Gerais durante os últimos festejos natalinos, Lia e eu tiramos um dia para ver nosso amigo Neder. Como sempre, foi uma festa. Ele nos levou para conhecer duas figuras emblemáticas, Matias (da tipografia homônima) e Arimatéia (da Tipomagraf).

Sorriso fácil, voz grave, barba branca e braços abertos te recebem na porta de entrada da gráfica na periferia de BH. Fácil entrar, difícil sair do maravilhoso playground que é a Tipografia Matias. Experiência, generosidade e simpatia do proprietário também não ajudam em nada a abreviar a visita. Mas, quem a queira breve?

Saímos em baixo de chuva antes do final do expediente para conhecer a Tipomagraf, um excelente fornecedor de insumos e equipamentos gráficos.

Um passeio divertidissímo que acabou, é claro, com cafezinho e pão de queijo regados a uma prosa difícil de terminar.

Cafezinho na UNIT

December 1st, 2011

Hoje pela manhã pude participar da oficina ‘Tipografia Experimental’ ministrada pelo Prof. Fernando Marinho na 9ª Sede, Semana de Design, promovida pela UNIT em Aracaju. Uma breve experiência muito bacana, uma oportunidade de brincar com materiais e fazer coisas legais.

Turma pequena, professor animado, ótimas idéias e eu precisando de um cafezinho para acordar da ressaca da noite anterior.

E foi assim, perguntei se havia café e começei meu trabalho. Daí saiu a Cafezinho. Um ou outro problema de largura mas a modular ficou pronta. Valeu Fernando, valeu galera da UNIT.

Outubro agitado

November 10th, 2011

Antecipando o Dia do Design, 5 de novembro, o LTA agitou outubro e presenteou o agreste pernambucano com 4 palestras e 4 oficinas trazendo para  Caruaru grandes designers e fazendo-os interagir com o melhor de nossa cultura local.

O concorrido ciclo de atividades teve início com a oficina de encadernação da Prof.ª Lia Alcântara Rodrigues no dia 5 de outubro de 2011, no CAA da UFPE. Lia capacitou a equipe do LTA a desenvolver um tipo de encadernacão elementar na qual a fixação das páginas por meio de blocos é incrementada com fios de linha. A técnica foi escolhida para ser empregada no livro que abrirá a Coleção LTA, sobre a qual falaremos em breve neste blog.

Após a oficina da coordenadora do Curso de Design Gráfico da Faculdades Integradas Barros Melo teve início a palestra ‘Letras que flutuam’ da Prof.ª Fernanda Martins. Fernanda falou de sua pesquisa sobre o letreiramento das embarcações da região norte do Brasil. Um belissímo trabalho que encantou todos os presentes. Dezenas de alunos do Curso de Design do CAA puderam conhecer ainda mais o brilhante trabalho desta paulista radicada em Belém.

Poucos dias mais tarde, 13 de outubro, o LTA recebeu no auditório do CAA duas palestras do Prof. Delano Rodrigues. Uma das maiores autoridades em branding do país falou aos alunos de design de Caruaru sobre o seu livro ‘Naming: o nome da marca’. Foram dois encontros, um pela manhã e outro a tarde. Em ambos Delano apresentou e discutiu casos para promover sua recém lançada publicação. O trabalho do professor dispertou enorme interesse no corpo discente e ao final de cada palestra foram feitas inúmeras perguntas sobre sua experiência profissional com branding, naming e lettering.

Os últimos cinco dias do mês foram ainda mais agitados. As 14 horas do dia 25 de outubro a Prof.ª Catherine Dixon do Curso de Design Gráfico da University of the Arts London – Central Saint Martins começa a ministrar a primeira de duas oficinas sobre desenho de tipos ofertada ao corpo discente e docente do CAA. Em ‘Lettres as Forms I’ Catherine explorou a observação de formas tipográficas estimulando a apliação de caracteres tipográficos a mão livre em grandes proporções. Os resultados foram surpreendentes.

O início da noite do mesmo dia ainda contou com uma palestra. Catherine falou a um auditório lotado por centenas de alunos e professores do CAA. Sua experiência profissional com textos para ver e textos para ler empolgou a todos. Uma avalanche de perguntas demonstrou o quão inspirador pode ser o design.

No dia seguinte, a tarde, nova oficina e novos meios de compreender as particularidades das formas tipográficas. Recortes e colagens em grande escala foram propostos pela professora em ‘Letters as Forms II’.

Nosso mês fechou com chave de ouro no dia 27 de outubro. Professores e alunos dos campi de Recife e Caruaru da UFPE, do campus Recife do IFPE e da Faculdades Integradas Barros Melo-AESO acompanharam a Prof.ª Catherine Dixon até Bezerros para participarem de uma oficina de gravura e impressão ministrada pelo poeta e gravador popular J. Borges. Após o almoço o artista, patrimônio vivo da cultura pernambucana, recebeu a todos com grande simpatia. A aula foi conduzida com simplicidade e sabedoria, intercalada por causos e preciosas dicas sobre xilo. Lindas matrizes e gravuas foram produzidas ao longo da tarde. Foi muito difícil terminar o encontro, ninguém quiz largar as goivas e abandonar o mestre.

Outubro de 2011, um mês memorável.

Realmente, Typebeer com o chopp mais cremoso de São Paulo.

September 17th, 2011

O bar Genuíno, em São Paulo, acolheu o Typebeer de Independência no último 7 de setembro. Além dos re-encontros e da conversa jogada fora podemos constatar que realmente o estabelecimento possui o chopp mais cremoso de São Paulo. Ponto para Catherine e Nardi que apostaram nisto.

Uma pena a viagem ter sido tão corrida. Alguns dos amigos que estiveram presentes só pude ver naquela ocasião. Bem, por ordem de chegada, registramos a presença de Catherine (claro, para não abalar sua origem britânica), Sebastiany, Nardi, Tony, Crystian, Fernando, Marcos Mello, Patrícia, Anna, Lassala e Fernando Mello. Eu e minha irmã, Buggy e Patrícia, chegamos bem mais cedo para iniciar os trabalhos.

Lançamento do livro Imagens Comerciais de Pernambuco.

August 22nd, 2011

Na sexta passada rolou no CAA o lançamento do livro ‘Imagens Comerciais de Pernambuco’. Noventa e seis pessoas ouviram Sílvio Campello, Hans Waecheter, Isabella Aragão e Solange Coutinho falarem de seu mais recente livro sobre o acervo litográfico comercial da Oficina Guaianases.

Quarenta exemplares foram sorteados entre os presentes da platéia e dez foram doados para nossa biblioteca. Foi muito legal. Antes e depois do evento tivemos o prazer de recebe-los no LTA para uma rápida troca de figurinhas.

Teaser

July 23rd, 2011

+ Conversas com o tipógrafo J. Borges

July 19th, 2011